quarta-feira, 3 de outubro de 2018

aves

AVES

Características gerais
• As aves desempenham papéis importantes, como polinização de flores e disseminação de sementes.
• Predadoras de invertebrados e vertebrados.
• Grande importância na alimentação humana.
• Elas possuem penas, que possibilitam o voo e contribuem na manutenção de temperatura interna corporal.
• Sistema nervoso muito bem desenvolvido.
• Presença de bico e moela em vez de dentes.
• Presenças de ossos ocos(pneumáticos).
• Sistema de sacos aéreos conectados aos pulmões.



Sistema esquelético

Os ossos são finos e leves, longos e pneumáticos, neles existem hastes de sustentação. As aves apresentam fusão e redução de vários ossos, como as cinturas escapular e pélvica, que soldaram-se à coluna vertebral, o esterno que une as costelas na região ventral, a quilha à qual se prendem os músculos peitorais.



Sistema Digestório

Após passar pela cavidade bucal, onde há glândulas salivares, o alimento segue pelo esôfago, o papo, onde o alimento fica estocado. O estômago é dividido em estômago químico, que produz enzimas e adidos necessários à digestão, e a moela, ou estômago mecânico, que executa a maceração com a ajuda de pedrinhas que a ave ingere.



Circulação, respiração, excreção

A circulação do sangue nas aves é fechado, dupla e completa. O coração tem quatro cavidades, o que é essencial para as aves, cujo metabolismo consome muita energia e gás oxigênio, especialmente durante o voo.
Inspiração: o ar entra pelas narinas e segue para a traqueia. Uma parte vai para os pulmões e a outra, para os sacos aéreos. Os sacos aéreos estão conectados aos pulmões e aos espaços dentro dos ossos pneumáticos. Além de reduzir a densidade do corpo da ave, eles tornam a respiração mais eficiente.
Expiração: o ar usado dai dos pulmões e é substituído pelo ar dos sacos aéreos, de modo que a ave recebe ar novos nas duas fases da respiração.
Nas aves a excreção é semelhante à dos répteis, os rins removem resíduos nitrogenados do sangue e os transformam em ácido úrico, que segue pelos ureteres até a cloaca e é expelido com as fezes.



Sistema nervoso e órgãos sensoriais

Aves tem grande capacidade de receber e interpretar estímulos e coordenar respostas a eles. Os sentidos mais importantes para a realização do voo, são muito aguçados. Tato, olfato e paladar são menos desenvolvidos. Cores e sons são essenciais às aves: o colorido da plumagem, as vocalizações, o contato dos membros do casos e a localização dos filhotes pelos pais.



Reprodução

As aves tem sexos separados. Em algumas espécies há dimorfismo sexual, ou seja diferenças de colorido, tamanho ou forma Entre machos e fêmeas. E apresentam o comportamentos de corte, isto é o macho se exibe para a fêmea com fins de acasalamento. O macho tem dois testículos, ligados à cloaca por canais deferentes. O macho possui uma estrutura semelhante à um pênis. Na fêmea o sistema genital é geralmente formado por um ovário e um oviduto, que se abre na cloaca. A fecundação é interna. Na cópula, o macho monta sobre a fêmea e as cloacas se encostam. Os espermatozoides são transferidos para a cloaca da fêmea e se locomovem pelo oviduto, onde ocorre a fecundação. Todas as aves são ovíparas. Os ovos precisam ser incubados. A maioria das aves constrói ninhos, choca os ovos e alimenta os filhotes até que eles possam sobreviver por conta própria, tais comportamentos são chamados de cuidados parentais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário