Filo Cnidaria
Imagem disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Cnidaria |
Os cnidários são animais aquáticos dos quais a grande maioria vive em águas salgadas, há apenas alguns representantes de água doce, como as hidras. Também chamados de Celenterados, estes animais apresentam duas grandes evoluções em relação aos poríferos que são: a cavidade digestória e o sistema nervoso.
Características
- São Diblásticos: apresentam 2 folhetos embrionários (ectoderma e endoderma);
- Apresentam Cnidócitos: tipo de célula que libera substância urticante que pode ocasionar em dolorosa lesão, paralisação do animal ou até mesmo a morte;
- Possuem 2 tipos de estrutura: os Pólipos e as Medusas;
- Não apresentam nenhum representante terrestre;
- A reprodução pode ser tanto sexuada quanto assexuada;
- A digestão é incompleta, pois os animais não apresentam ânus;
- Não possuem sistema respiratório;
- Primeiros animais a se deslocarem por "vontade própria";
- Primeiros animais a apresentarem sistema nervoso.
Morfologia
Pólipos
Geralmente se estabelecem fixos no ambiente em alguma extremidade. Tem aparência cilíndrica e na extremidade livre apresentam uma boca rodeada por tentáculos. As hidras, que são pólipos móveis, se deslocam com movimentos parecidos com cambalhotas.
Medusas
Deslocam-se livremente e tem forma que nos remete a um "guarda-chuva" ou até mesmo um "sino", com a boca na parte inferior rodeada de tentáculos.
Veja a figura a seguir:
Imagem disponível em: https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/biocnidario.php |
Tanto os pólipos quanto as medusas apresentam uma única abertura - a boca - que se abre na cavidade gastrovascular. Quando o alimento cai na cavidade gastrovascular é parcialmente digerido por enzimas digestivas e distribuído para as células que revestem a cavidade (células musculodigestivas), quando isso ocorre, a digestão está completa.
Ambos os seres também apresentam uma camada gelatinosa que se faz presente entre a ectoderme e a gastroderme, a Mesogleia, camada essa onde se estabelecem as células nervosas que se espalham por todo o animal e não tem um centro de comando análogo a um cérebro.
Há uma célula em particular que caracteriza os animais desse filo, os Cnidócitos, que estão presentes por todo o corpo deles, todavia a maior concentração dessas células é nos tentáculos. Essas células estão presentes na defesa dos animais e também na captura dos alimentos. Quando tocados por algum ser, os cnidoblastos (cnidócitos) lançam uma cápsula, o Nematocisto, no qual há um filamento enrolado que possui um líquido urticante que é liberado. Foi a presença do cnidócito que deu o nome ao filo Cnidaria (que tem cnida = urtiga).Veja o esquema a seguir:
Imagem disponível em: https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/biocnidario.php |
Reprodução
Assexuada
A reprodução assexuada ocorre geralmente por brotamento nas hidras, onde não há variabilidade genética e brotos laterais ligados a hidra-mãe se destacam. Essa forma de multiplicação se dá em épocas do ano onde as hidras estão bem alimentadas e as condições do ambiente estão favoráveis.
Sexuada
Geralmente inclui uma fecundação externa, onde os espermatozoides da hidra nadam até encontrar o óvulo, na superfície do corpo. Em alguns cnidários, a fecundação pode ocorrer na cavidade digestória, onde após a fecundação o zigoto se divide e forma um pequeno embrião que se solta e, livre na água forma uma nova hidra, sem passar pelo estágio larval. Quando não há estágio larval, o desenvolvimento é direto. Entretante, na maioria das espécies há a formação de uma larva plana que se estabelece em alguma superfície e forma um novo indivíduo. Nesse caso o desenvolvimento é indireto. No ciclo de vida de determinadas espécies, gerações de pólipos e medusas sucedem-se em um processo denominado alternância de gerações. Veja o esquema a seguir:
Imagem disponível em: https://www.colegioweb.com.br/celenterados-ou-cnidarios/estudo-da-aurelia-aurita.html |
Classificação e características
Os animais deste filo estão distribuídos em 4 grupos que predominam alguma das formas de vida, ou pólipo ou medusa. Observe o esquema a seguir:
Imagem disponível em: http://slideplayer.com.br/slide/2878843/ |
Nenhum comentário:
Postar um comentário